Publicidade

Publicidade

Evento reúne mais de 40 terreiros de candomblé em Santo Amaro da Purificação


Acontece em Santo Amaro da Purificação, de 10 a 14 de maio, a festa do Bembé do Mercado, o único candomblé de rua do mundo com 128 anos de tradição. O evento, que comemora a libertação dos negros escravizados em 1888, homenageia este ano o Terreiro Tumba Junçara, que está completando 98 anos, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

No Bembé do Mercado, mais de 40 terreiros de candomblé de várias nações vão as ruas. O evento também contará com apresentações de manifestações culturais diárias no Largo do Mercado das 19h às 21h. Na sexta (12) às 21h30 tem Ana Mameto, Cortejo Afro e Rebeca Tárique.

O babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Oju Onirê, autor do pedido de Registro Especial do Bembé feito ao IPAC, diz que a festa está crescendo cada vez mais, apesar da conjuntura política do país. “A luta do Bembé é grande. Pra gente é muito importante esta luta do povo negro”. Pai Pote ressalta a importância de mais inclusão de projetos culturais para o município de Santo Amaro.

Por: Erivaldo Oliveira,  São Gonçalo Alerta

Top da Semana

Notícias