Publicidade

Publicidade

Clínica atenderá gratuitamente 100 casais com problemas de fertilidade; saiba como se inscrever


A infertilidade, no Brasil, atinge cerca de 10% dos casais, de acordo com dados de 2013 da Organização Mundial da Saúde (OMS). As causas variam desde doenças sexualmente transmissíveis à problemas como miomas, no caso das mulheres, e varicocele, para os homens.

Por conta dos altos valores, muitas pessoas nessa situação não conseguem pagar por tratamentos de fertilidade. Por isso, e também em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (13/5), a clínica Insemina Centro de Reprodução Humana, localizada no bairro do Comércio, em Salvador, oferecerá na próxima sexta-feira (11/5) e sábado (12/5), das 8h às 12h e das 13h às 17h, atendimento gratuito para casais inférteis. Com o limite de 100 vagas, os interessados devem fazer inscrição por meio do telefone 3012-3010.

A recomendação é que as pacientes levem exames atuais e compareçam acompanhadas de seus parceiros, que poderão agendar, gratuitamente, o exame de espermograma. Esta é a principal maneira de avaliar a capacidade reprodutiva do homem.

De acordo com o ginecologista Joaquim Lopes, especialista em Reprodução Humana e um dos diretores da clínica, 40% dos casos de infertilidade de um casal são atribuídos à mulher, 40% aos homens e em 20% dos casos as causas são indefinidas ou presentes nos dois.

Fatores como o estresse, obesidade e tabagismo também podem criar obstáculos para quem deseja ter um bebê, mas, segundo o médico, nem todos os casais necessitam recorrer a uma técnica mais complexa de reprodução. “Manter relações sexuais com frequência regular de duas a três vezes por semana e saber o período fértil são comportamentos que contribuem para uma gestação natural”, afirma Lopes, que também lembra da importância do sexo seguro para evitar infecções que podem causar infertilidade.

Atendimento gratuito a casais inférteis

Quando: Sexta (11/5) e sábado (12/5), das 8h às 12h e das 13h às 17h

Onde: Clínica Insemina Centro de Reprodução Humana- Edifício Conde dos Arcos, salas 102 e 103, na Rua Miguel Calmon, nº 40, Comércio

Por: Erivaldo Oliveira,  São Gonçalo Alerta
Fonte: Aratu online

Top da Semana

Notícias