Publicidade

Publicidade

Anvisa quer mensagens diretas nas embalagens de cigarros


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende alterar os textos de advertência dispostos nas embalagens de cigarros, para tons mais incisivos e diretos.

De acordo com informações publicadas na Folha de S. Paulo, mensagens como “Você afasta as pessoas”, “Você brocha”, “Você envelhece precocemente”, “Você perde sua liberdade”, “Você tem câncer” e “Você morre”, poderão estar estampadas atrás dos maços de cigarro, se o novo modelo proposto pelo órgão entrar em vigor, após ser submetido a consulta pública.

Atualmente, as embalagens apresentam mensagens no topo e no verso, com alusão ao sofrimento, impotência, perigo, toxidade e infarto, acompanhado do jargão “O Ministério da Saúde adverte”.

As mudanças sugeridas são algumas das medidas para reforçar o alerta sobre os efeitos do cigarro, já que cerca de 15% dos brasileiros adultos são fumantes. Segundo a Anvisa, “a linguagem objetiva foi escolhida para se diferenciar das propostas até então utilizadas, buscando maior atenção por parte de quem as lê”.

Ainda de acordo com a agência, a nova proposta tem como base estudos nacionais e internacionais.

Por: Erivaldo Oliveira,  São Gonçalo Alerta

Top da Semana

Notícias