Publicidade

Publicidade

Vigilância Epidemiológica reforça ações de combate à febre amarela em São Gonçalo dos Campos


A Vigilância Epidemiológica Municipal informa que as vacinas contra a febre amarela estão disponíveis em todas as unidades de Saúde do Município de São Gonçalo dos Campos. Além das doses que começaram a ser oferecidas no mês de fevereiro, estão sendo realizadas outras ações que intensificam o combate ao vírus. 

Só nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde solicitou ao Núcleo Regional de Saúde 600 doses da vacina que foram distribuídas para todos os postos de saúde.

Devem se vacinar: pacientes que tomaram o medicamento a mais de dez anos, idosos com menos de 60 anos e crianças de acordo com o cartão de vacinação, as crianças vacinadas aos 09 meses não precisam repetir a dose. O procedimento é contra indicado para grávidas e idosos acima de 60 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde salienta que não há motivo para pânico. Todas as ações estão sendo realizadas de forma preventiva, já que não consta em nosso município nenhum caso de contaminação. No entanto, estão sendo adotadas medidas como borrifação e bloqueio para evitar a proliferação do mosquito transmissor, além da intensificação das visitas realizadas pelos agentes de endemias.


É necessário que a sociedade também esteja mobilizada no combate ao vírus, evitando o armazenamento de água parada, o descarte incorreto de lixo e o acúmulo de materiais que possam servir como criadouro para as larvas do mosquito.

Em relação aos casos dos macacos encontrados mortos na região, é preciso informar que esses animais não transmitem a febre amarela. Os primatas são importantes aliados na identificação do vírus e por serem mais frágeis acabam morrendo.

A Prefeitura de São Gonçalo dos Campos através da Secretaria Municipal de Saúde, convoca todos os cidadãos são-gonçalenses para que juntos possamos manter o nosso município longe dos riscos da febre amarela. 

ASCOM-Assessoria de Comunicação
São Gonçalo dos Campos - BA

Top da Semana

Notícias