Publicidade

Publicidade

Cachoeira anuncia programação da Festa de Iemanjá 2017


Cachoeira celebrará no dia 12 de fevereiro a Festa de Iemanjá, uma das maiores manifestações afro religiosas e culturais do Recôncavo da Bahia. A Festa acontece sempre em um domingo do mês de fevereiro após a Festa de Iemanjá de Salvador, exceto quando a tábua da maré não está favorável à entrega dos presentes à rainha das águas, como é o caso deste ano.

Neste ano, além da cerimônia e dos rituais, a rainha das águas também é homenageada por meio de intervenções e atrações culturais. As intervenções que contam com apresentações de capoeira e exposições artesanais de grupos e artistas locais terão início às 10h e se estenderão por todo o dia.

As atrações se iniciam às 18h com a apresentação do grupo de Samba de Roda Filhos de Nagô. Às 19h30 será a vez do grupo de Samba de Roda Filhos do Caquende. A última atração da Festa de Iemanjá será o grupo Gêge Nagô que se apresenta a partir das 21h.

Retomada há 11 anos e realizada pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Associação Cultural Yemanjá Ogunté (ACYO), a Festa de Iemanjá de Cachoeira tem como principal objetivo a preservação da tradição e memória do povo negro, a autoafirmação da identidade, a construção e a valorização da diversidade e do vasto legado cultural do município.

Programação Festa de Iemanjá Cachoeira 2017

06:00h Alvorada
10:00h Oferta dos presentes coletivos 
10:30h Intervenções culturais 
14:00h Xirê
16:00h Saída do cortejo para a Pedra da Baleia
18:00h Samba de roda Filhos de Nagô
19:30h Samba de roda Filhos do Caquende
21:00h Grupi Gegê Nagô


Por: Erivaldo Oliveira,  São Gonçalo Alerta
Fonte: Acorda Cidade

Top da Semana

Notícias