Publicidade

Publicidade

Com recursos próprios, Prefeitura dá início à reforma total da Fonte da Gameleira


A Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de São Gonçalo dos Campos, já deu início esta semana aos trabalhos de reforma, paisagismo, limpeza dos tanques e limpeza do entorno da Fonte da Gameleira. A obra será custeada com recursos próprios.

Ponto turístico e símbolo de devoção religiosa que atraía grandes caravanas de romeiros vindas de diversas partes da região, estava abandonada há anos, mas agora passará por grande transformação.

O local, que se trata de um minadouro natural, também receberá nova iluminação e suas águas passarão por uma análise laboratorial detalhada, para definir se estão apropriadas para consumo humano. 

Em poucos dias tudo ficará pronto e a Fonte da Gameleira, totalmente reformada, será entregue à população são-gonçalense.


Cercada de grandes mistérios, as águas da centenária Fonte da Gameleira são consideradas por muitos como milagrosas. Segundo relatos de populares, é grande a incidência de curas milagrosas atribuídas à fonte, principalmente de doenças relacionadas à pele. Supostas curas e milagres que a medicina jamais conseguiu explicar.

No dia 10 de Janeiro, feriado municipal, data em que se homenageia o santo São Gonçalo do Amarante, padroeiro deste município, a Fonte da Gameleira costuma receber visita de centenas de fiéis. São católicos moradores desta cidade e de outros municípios, que fazem questão de levar para casa, naquele dia considerado santo, ao menos uma garrafa com a água da fonte.

Fazendo parte da tradição cultural, a Fonte da Gameleira é passagem obrigatória para o cortejo da Lavagem da Festa de São Gonçalo. Em 2017 a lavagem acontecerá no dia 12 de Janeiro, sempre uma quinta-feira.


Por: Erivaldo Oliveira,  São Gonçalo Alerta
Fotos: Erivaldo Oliveira

Top da Semana

Notícias